Comida de conforto

A chamada comida de conforto é aquela que nos remete a um conforto sentimental. Ao comer, relembramos memórias e histórias, além de sentimentos como amor e carinho. No geral, é aquela comida caseira feita com ingredientes e preparos simples, porém com tanta técnica e qualidade quanto o prato contemporâneo.

Em todas as culinárias pelo mundo, pode-se perceber a presença da comida de conforto em certas preparações. Algumas tradições têm esse tipo de receita como o pilar de toda a sua culinária, como Portugal, por exemplo.

Passamos por momentos em nossas vidas em que sentimos uma necessidade de comer essas comidas e relembrar memórias, quando a nostalgia nos enche de saudades de momentos especiais. Podemos passar a vida tentando fazer uma releitura daquele prato preparado por alguém especial e falhar miseravelmente, quando, já sem esperanças, ao comer uma refeição qualquer, nos deparamos com aquele gosto e sentimento que completa a alma. Não é um único preparo ou ingrediente; é um conjunto, onde a maior quantidade do que importa é o toque de amor. Para mim, o maior exemplo de comida de conforto vem da minha avó. Até hoje, infelizmente, não tive a oportunidade de comer algo que me faça lembrar totalmente da comida preparada por ela.

Comments