Gastronomia e o corte de verba na educação publica brasileira
Outro projeto que está sendo desenvolvido na universidade é o projeto de ensino Maria Brasileira, que reúne alunas, professoras e todxs que queiram participar para conversar sobre a disparidade de gênero na cozinha, discutindo e trocando experiências próprias de todas as mulheres que, de alguma forma, já sofreram com o machismo presente nas cozinhas brasileiras e do mundo.
Juntamente com outros cursos, como o de Nutrição, alunos de gastronomia também estão presentes para contribuir em projetos, sempre visando o melhor para a comunidade pelotense e para compartilhar os saberes aprendidos dentro dos laboratórios e salas de aula.
Não é apenas a UFPel que está à beira de fechar as portas da gastronomia e de todos os seus outros cursos. Outras universidades que oferecem o curso estão passando por uma situação similar. Isso deixaria não apenas Pelotas sem esses projetos, mas também cidades como Porto Alegre, que contava com a gastronomia da UFCSPA para o desenvolvimento de outros projetos de grande importância social. Projetos com merendeiras de escolas infantis e com hospitais são dois dos já realizados na universidade.
Precisamos lutar contra o governo atual, que tem tentado acabar com o avanço dos universitários em suas pesquisas e projetos. Precisamos lutar por todos os cursos igualmente, entendendo a importância de cada um.
Comments
Post a Comment