Cozinhar: ciência e arte

Quando entrei na gastronomia, para mim, tudo aquilo era uma arte sem tamanho. Inúmeras vezes, ouvia colegas e professores falarem sobre a ciência da gastronomia. Lia sobre ciência em trabalhos e pesquisas, mas não conseguia me envolver. Demorou até que eu conseguisse entender que a gastronomia é uma ciência cheia de arte em si. Cozinhar é uma ciência, cada alimento é uma ciência. E tudo junto se transforma em uma experiência que é repassada a quem come.

Toda semana, posto sobre uma nova experiência, novos pratos e ensinamentos. Por trás de tudo isso estão todos os erros cometidos para chegar a um resultado que ainda está muito longe do perfeito. São experiências, cada uma com seu diferencial. Por enquanto, ainda não sinto confiança para compartilhar pratos feitos em casa, na minha pequena cozinha, meu pequeno laboratório pessoal. No semestre passado, ao ser questionada por uma professora sobre qual era minha identidade culinária, respondi simplesmente que não sabia, pois ainda estava em processo de formação.

Não que hoje eu tenha convicção ao dizer o que gosto de cozinhar e qual é minha identidade, pois acredito que nunca vou parar de aprender e mudar minha identidade e as minhas criações, mas já sinto mais confiança em mim mesma.

O que digo aqui não transparece 10% do que realmente gostaria. Porém, este momento é tão importante para mim. Tentar cada vez mais entender o que move esse mundo culinário pelo mundo todo é incrível. São ensinamentos que recebo todos os dias de pessoas maravilhosas, com quem tenho sorte de poder compartilhar momentos, comidas e experiências.

Comments