Em algum momento você já parou para pensar na importância que a comida tem na vida das pessoas? Não falo apenas de trabalha com comida, mas também daqueles que apenas, simplesmente, comem. Ou aqueles que gostam de cozinhar, mesmo sem conhecimento científico e técnico, porém dispostos a errar e aprender, e o mais importante: aproveitar o momento cozinhando. Para mim, antes de me ver vivendo num ambiente gastronômico cheio de técnicas, conceitos e preparações, a cozinha era terapia. Hoje observo a evolução da minha comida e na minha identidade culinária, e o momento onde melhor consigo identificar a minha essência é quando meu foco e energia está todo voltado a um único desafio: preparar uma boa comida para quem eu amo, seja essa pessoa apenas eu mesma ou outro alguém. Cozinhar e comer é, sim, terapia.
Muitos não sabem ou não percebem, mas o comensalismo é uma parte importantíssima do nosso dia a dia. O seu comensalismo pode ser ter uma refeição em paz e sozinho, mas de forma digna, respeitando o tempo de comer, não apenas se alimentando. É pelo comensalismo também que ocorrem muitas trocas culturais e muito conhecimento é compartilhado, como em almoços com colegas, amigos e familiares. Há quem diga que as decisões mais importantes do mundo sempre foram e sempre serão decididas durante uma ceia.
Sei que muitas pessoas tem dificuldades culinárias que se tornam barreiras em suas vidas. Isso provêm das personalidades diversas que existem no mundo. Mas falo com quase certeza que todos, mesmo estes com impedimentos na cozinha, já sentiram vontade de comer algo específico e se aventuraram numa jornada gastronômica. Indiferente sejam os resultados dessa aventura: a cozinha e a comida tem um papel muito importante na vida de todas as pessoas. Para você, qual é esse papel? A cozinha é um grande laboratório, se aventure, e se der errado? Tente novamente!
Belo texto
ReplyDeleteAdorei! Um dos melhores!
ReplyDeleteLindo texto, parabéns!!!
ReplyDelete